Mom's Life - Não se esqueçam de limpar o nariz!

/
1 Comments
Hello,

É daqueles tópicos que acho que nunca se fala demais, a limpeza do nariz! Não, não me refiro quando os mais pequenos enfiam o dedo pelo nariz adentro mas sim quando nós, pais chatos mas muito cuidadosos, tentamos prevenir algumas complicações desta estação de Inverno, lavando o nariz com soro fisiológico.


A lavagem do nariz com soro fisiológico ou água do mar é recomendada sempre que há corrimento ou nariz entupido, como forma de desobstrução o mais natural possível e menos traumática. Mas uma limpeza regular pode impedir que se acumule ranhoca, e que dê origem a infecções.



Se há diferença entre água do mar e soro fisiológico? A sua composição é em muito semelhante, a diferença maior é que a água do mar existe em spray o que pode contribuir para uma limpeza mais eficaz (uma ligeira pressão que ajuda a remover as secreções mas sem macerar o nariz). Prefiro o soro à água do mar pela simples razão de vir em unidoses, diminuindo risco de bicharocos acumulados.

O aspirador pode também ser um grande aliado no momento da limpeza, especialmente quando há muita ranhoca à mistura. Tenho dois, o de formato em pêra e outro com o bocal e ponta descartável para nós realizarmos a aspiração (o Paulo acha nojento e nunca conseguiu utilizar, mas a verdade é que no Inverno passado deu muito jeito no Alexandre, tal era a quantidade de ranhoca que havia - e tem um filtro para nos proteger). Há algum contra-senso em relação aos aspiradores, alguns pediatras recomendam, outros não. Da minha experiência uso quando há muita acumulação de secreções. Ressalvo que devem lavar e de preferência esterilizar a cada uso ou usar descartáveis.


A posição ideal será mantendo a cabeça do bebé de lado e instilar o soro na narina de cima, fazendo com que este saia pela narina debaixo (caso esta não esteja também obstruída). Esta posição também facilita um pouco quando ele são bem mexidos. O Alexandre já colabora com alguma brincadeira, e deixo-o deitado de barriga para cima, lateralizando a cabeça para fazer a instilação.

Faço pelo menos uma vez por dia, mas pode ser feito sempre que necessário. Nos bebés que ainda mamam, recomenda-se a limpeza prévia ao momento de mamar.

O Alexandre este Inverno tem estado impecável, até agora, a dormir noites tranquilas sem nariz entupido!

Kiss kiss,
Catarina R.







You may also like

1 comentário:

  1. Subscrevo inteiramente :)
    Quando o meu G. era bebé, comprei (mal ele nasceu, por conselho de amigas mais experientes nas aventuras da maternidade) o aspirador Narinel com as recargas. Uma verdadeira maravilha, nunca aquele bebé teve problemas de estar entupido, ficava logo bem aliviado. Numa fase posterior, usei em spray, parece-me mesmo o da foto, penso que se chamava Nasodril. Funcionou muito bem também. Agora com 10 aninhos já recorremos ao soro unidose para facilitar quando precisa de se assoar. Soro sempre, sem dúvida, uma grande ajuda :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar