Monte do Caneiro, uma experiência no turismo rural

Hello pessoal,

 Como prenda do meu aniversário (já em Março), fomos passar 2 dias fora. Sabia apenas que eram 2 dias e que seria em Portugal e mais nada. Fomos até ao Alentejo, mesmo ao lado da antiga Aldeia da Luz, agora submersa pelas águas do Guadiana.

O Monte

 O Monte do Caneiro é uma propriedade de turismo rural à beira da albufeira do Alqueva, rodeada pela natureza. Possui um espaço amplo com piscina exterior (coberta na altura em que lá estivemos), baloiços para os mais pequenos e uma vista fenomenal. Os campos à volta pertencem também ao monte, mas são do domínio dos animais: porcos pretos, vacas, vitelos... O Alexandre adorou ver os animais. Também pela propriedade estão 2 cães de grande porte e 3 gatos, aos quais o Alexandre tentou desesperadamente abraçar sem grande sucesso. A interacção dele com os animais, sem medo, é maravilhosa.







 Há nossa chegada fomos recebidos pelos "caseiros", um casal jovem que toma conta da propriedade, extremamente simpáticos, humildes e disponíveis.

 É possível subir ao topo da casa , que possui um pequeno miradouro, onde podem apreciar melhor a vista.

 Existe também um espaço destinado a grelhados que podemos utilizar, o que me parece uma excelente ideia - alugar o monte com um grupo de amigos o fim-de-semana e fazer uma patuscada!


 Os espaços comuns

 Os espaços comuns têm uma decoração tradicional e com muitos artigos antigos, como ferramentas agrícolas ou utensílios vinícolas. Possui uma lareira na sala de entrada que estava sempre com lenha a arder, com aquele cheiro que associo logo à minha infância na terra do meu avô. Possui ainda uma sala grande para festividades como casamentos ou baptizados (equipada com ar condicionada, ponto muito importante nesta zona).



O nosso quarto

Possui 7 quartos e nós ficámos no Guadiana (todos os quartos têm nome de um rio), com vista para a Albufeira. Muito acolhedor, com decoração tradicional. Possui ar condicionado, TV satélite com os canais básicos, Wi-Fi e casa de banho com banheira e produtos de higiene complementares.  



3 toalhas... faz sentido. primeiro sítio em que temos 3 toalhas à nossa espera

 O berço para o Alexandre estava já pronto: de madeira, estável, seguro e com lençóis de algodão - tudo o que uma mãe quer. Confortável aparentemente, porque o rapaz dormiu a noite toda, sem acordar! O nosso colchão era de molas, o que me deixou apreensiva inicialmente mas dormi bem as duas noites (cama pequena, mesmo à nossa medida, diria de aí 180 cm por 140 cm). Também a cama com lençóis de algodão, almofadas boas e um edredão aconchegante. A TV não usámos porque fazia um ruído constante e a imagem não era nada de especial. Pensámos em usar Netflix mas o sinal Wi-Fi não era bom o suficiente para isso, acabando por ver alguns filmes de animação que estavam no tablet. Adorei o facto da casa de banho ter banheira, porque prefiro para dar o banho ao Alexandre. Mas tinha um diabo de uma ventoinha que ligava com sensor de movimento e era demasiado barulhenta, estava sempre a tentar evitá-la mas sem sucesso. Lamentei o facto de as janelas terem grandes... mas a verdade é que preferi apreciar a vista no exterior.

 quis ir logo para o berço assim que chegou



 O pequeno-almoço

 Produtos locais, outros do Lidl (o que nas agradou imenso), bolo caseiro... um pequeno-almoço saboroso embora sem a variedade de um hotel (faltaram os ovos e o bacon a que estou habituada). Adorei que tivessem Nesquik, que é o meu chocolate preferido para adicionar ao leite. Infelizmente, por lapso meu, tirei várias fotos ao pequeno-almoço mas nem vê-las agora... (prometo que se encontrar atualizo o post).

 Gostámos muito desta pequena estadia, e ficámos a pensar naquela piscina no verão. Parece-nos o espaço perfeito para quem procura relaxar, fugir à agitação citadina e apreciar a tranquilidade do campo. Já conheciam?


Kiss kiss,
Catarina R.

1 comment:

  1. Deve ter mesmo sido uma experiência muito boa ! Quem me dera conseguir também fazer esses passeios.

    Gostei muito.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ReplyDelete